Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/08/2016 às 17:04

Em carta à Europa, Apple diz que é a empresa que mais paga impostos no planeta

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Com a decisão da Comissão Europeia de exigir que a Irlanda cobre o equivalente a R$ 46 bilhões em impostos da Apple, o presidente da empresa americana, Tim Cook, publicou uma carta aberta na qual reclama da medida, promete recorrer e alega que a Apple é a maior pagadora de impostos da Europa. E do mundo. 
 
“Enquanto nossos negócios cresceram ao longo dos anos, nos tornamos o maior contribuinte da Irlanda, o maior contribuindo dos Estados Unidos e o maior contribuinte do mundo”, sustenta o executivo. A carta aberta, publicada no site da empresa, pode ser conferida aqui. 
 
Para Cook, a decisão da Comissão Europeia “ignora a legislação fiscal da Irlanda e põe de cabeça para baixo o sistema internacional de tributos”. “Nunca pedimos, nem recebemos, nenhum acordo especial. Nos encontramos agora na posição incomum de sermos obrigados a pagar taxas adicionais retroativas a um governo que diz que nós não devemos nada além do que já pagamos”. 
 
Mas se o governo da Irlanda parecia o principal aliado da empresa no recurso contra a decisão da CE, essa disposição começa a encontrar resistências internas. Conforme publica nesta quarta, 31/8, o Irish Times, a coalizão partidária que sustenta o gabinete irlandês começou a apresentar rachaduras por conta dos impostos da Apple. 
 
Ministros ligado à Aliança Independente – grupo que reúne, como o nome sugere, políticos independentes de filiações partidárias – indicaram serem contrários a proposta do Ministro das Finanças, Michael Noonan, de apelar da decisão da Comissão Europeia. 
 
Em princípio, uma reunião de governo nesta mesma quarta deveria aprovar a ideia do recurso. Até aqui, a maioria do gabinete parece apoiar o pedido do ministro das finanças, mas segundo o Irish Times, o racha pode ser capaz de adiar uma decisão.