Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/12/2015 às 13:17

Em mensagem, Papa Francisco pede que jornalistas estejam a serviço da verdade

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Pontífice diz que meios de comunicação precisam ter responsabilidade

Em sua mensagem para o 49.º Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro, o papa Francisco pediu para que os jornalistas tenham responsabilidade na educação das novas gerações e na formação da opinião pública.
 
Segundo a Radio Nacional Argentina, o pontífice convida os profissionais a "colocarem-se a serviço da verdade e não de interesses particulares". "Os agentes culturais e dos meios de comunicação devem vigiar para que sempre seja lícito, jurídico e moral, o modo como se obtém e divulgam informações", disse.
 
O trecho do documento foi considerado uma resposta ao caso de vazamento de informações sigilosas do Vaticano divulgado pela imprensa e conhecido como Vatileaks. Os jornalistas Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, que lançaram livros sobre as irregularidades na Santa Sé, são acusados de "associação criminosa", roubo e divulgação de arquivos confidenciais.
 
Apesar da crítica, Francisco elogiou jornalistas e fotógrafos que se dedicam a informar sobre "situações difíceis" e se comprometem na defesa dos direitos humanos, em particular daqueles que se referem às minorias.