Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/03/2017 às 18:14

Em SP, 92% dos lares estarão prontos para a TV Digital na data do desligamento

Escrito por: Luiz Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Quase dez anos depois de ser a primeira cidade do país a transmitir sinais digitais de televisão, em dezembro de 2007, São Paulo chegará ao dia previsto para o desligamento analógico, 29 de março, com 92% das residências preparadas para o ‘apagão’ na TV aberta. 
 
O número faz parte das projeções do Ibope apresentadas nesta segunda, 27/3, a técnicos do grupo de implementação da digitalização, o Gired, que reúne governo, Anatel, teles e emissoras de TV. Assim, a reunião do grupo, prevista para esta terça, 28/3, deve mesmo confirmar o desligamento na data prevista. 
 
Na pesquisa, realizada entre os dias 11 e 24 deste mês, o Ibope mediu 90% dos lares aptos a receberem o sinal digital terrestre – além de outros 5% por meio de antenas parabólicas.  O ‘número mágico’ para autorizar o desligamento dos sinais analógicos é 93%, mas como a margem de erro é de três pontos percentuais, o resultado da pesquisa é suficientemente confortável para que o Gired mantenha o cronograma. 
 

 

Os números do Ibope também devem superar o racha no grupo. Parte das emissoras de TV, notadamente a Abert (Globo e SBT) reclamam do uso da metodologia que inclui todos os lares com televisores de tela plana como preparados. E também não queria o desligamento com base em projeções futuras a partir do que o Ibope entende como tendência, caso dos 92%.  É que os 90% teriam sido alcançados mesmo na metodologia mais conservadora.