Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/04/2007 às 08:26

EMI abandona DRM em centenas de músicas

Escrito por: Redação
Fonte: Info Exame

SÃO PAULO - A EMI prometeu disponibilizar centenas de músicas para vendas por download sem proteção DRM.

A empresa anunciou que prepara um novo modelo de vendas que dividirá mercado com o atual modelo de canções protegidas por DRM.

A EMI vai criar a categoria 'premium', com faixas que custarão mais caro que as comuns, terão qualidade superior e não terão restrições DRM.

Sem DRM, as faixas são arquivos livres para serem executados em qualquer player ou plataforma. A loja iTunes, da Apple, iniciará as vendas de faixas da EMI sem proteção em maio, comunicaram a gravadora e a loja.

A EMI deve anunciar nas próximas semanas a relação de canções livres de DRM. A empresa afirmouc que terá centenas de faixas disponíveis no modelo premium. A gravadora testou este ano a venda de músicas de Norah Jones, este ano, sem DRM econsiderou a experiência positiva.

No início deste ano, Steve Jobs defendeu em carta aberta a extinção das restrições DRM. Na opinião de Jobs, as ferramentas não ajudam a combater a pirataria e ainda criam obstáculos para consumidores que compram músicas por download.

Defensores do DRM na indústria fonográfica, no entanto, argumentam que as proteções DRM são importantes para impedir a livre duplicação de arquivos e proteger os direitos de seus artistas. Felipe Zmoginski, do Plantão INFO