Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/08/2016 às 15:16

Empresas começam a fazer dinheiro com internet das coisas

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A internet das coisas já se tornou uma oportunidade concreta de negócios, segundo aponta uma pesquisa divulgada pela CompTIA, a associação da indústria de tecnologia da computação dos EUA. De acordo com o relatório ‘Internet of Things Trends and Opportunities’, 23% das empresas pesquisadas dizem que já fizeram dinheiro com ofertas da Internet das Coisas, em comparação com apenas 8% em 2015. 
 
Além disso, um terço das empresas avaliadas esperam ganhar dinheiro com a Internet das Coisas nos próximos 12 meses. Ajuda a explicar porque três quartos das empresas disseram ter uma visão mais positiva da IoT hoje do que há um ano. 
 
Consultoria é atualmente a oferta mais popular de Internet das Coisas do canal de TI, com 40% das empresas oferecendo algo neste segmento. A próxima oferta mais popular é a segurança, fornecida por 36% das empresas. Analytics, serviços gerenciados, desenvolvimento de aplicativos personalizados, revenda e serviços de infraestrutura são oferecidos por 30% das empresas.
 
“As falhas que impediram a difusão do desenvolvimento da Internet das Coisas  permanecem em jogo e, provavelmente, permanecerão previsíveis no futuro. As preocupações com custos e retorno sobre o investimento, obstáculos técnicos, responsabilidade, privacidade, segurança e outros assuntos regulatórios são alguns dos principais inibidores”, diz o estudo. 
 
Entre os principais desafios percebidos pelos usuários, os destaques ficam com riscos à cibersegurança (49%), interoperabilidade (37%), custos (36%) , curva de aprendizado 36%, cálculo do retorno sobre o investimento (34%). Pelo lado das empresas de TI, são outros: desenvolvimento de expertise (55%), educação do cliente (51%), custos iniciais (50%), escolha do modelo de negócios (49%), escolha de fornecedores (49%).
 
* Com informações da CompTIA