Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/10/2013 às 13:21

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais começa em São Paulo

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

Secretária Márcia Rollemberg saúda os conselheiros presentes

Na tarde desta terça-feira (01/10), alguns colegiados do Conselho Nacional de Política Cultural- Artesanato, Culturas Populares, Culturas dos Povos Indígenas, Culturas Afro-Brasileiras e Patrimonio Imaterial-, assim como a Comissão Nacional de Pontos de Cultura, reuniram-se no SESC Itaquera, na capital paulista. Os debates Setoriais prosseguem durante toda a quarta-feira (2/10) e visam avaliar as políticas públicas implemantadas nos ultimos dez anos em cada uma das áreas, bem como propor novos caminhos e soluções para os problemas encontrados.

As reuniões fazem parte da sétima edição do Encontro de Culturas Populares. Concebido pela Rede Nacional de Culturas Populares e realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e vários parceiros, o evento acontece até domingo (6/10). Nesta semana de debates estarão reunidos mestres e mestras da cultura popular, lideranças indígenas, quilombolas, artistas, gestores culturais, representantes da sociedade civil nos conselhos e colegiados de cultura, dirigentes do MinC e o público interessado no tema e no debate em torno do futuro da Cultura Popular e tradicional do país.

Na abertura do evento o Ministério da Cultura fez-se representar pelo Secretário de Política Cultural, Américo Córdula, o Secretário de Articulação Institucional, Bernardo da Mata, a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

Em sua saudação aos participantes, a Secretária Márcia Rollemberg salientou o esforço que o Ministério da Cultura tem feito no sentido de institucionalizar a participação popular, garantindo sua perenidade, maior controle social e transparência no encaminhamento das metas a serem perseguidas, definidas no Plano Nacional de Cultura-PNC.

Conselheiros avaliam políticas públicas e fazem propostas

Presença da Ministra - A abertura oficial ado Encontro de Culturas Populares acontecerá às 10h30 da quinta-feira (3/10) e terá a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy. Durante toda a quinta e sexta-feira (3 e 4/10) acontecem Rodas de Conversa e de Convivência, assim como oficinas temáticas. Feira de Artesanato e apresentações artísticas podem ser apreciadas durante toda a programação, que culminará em uma grande festa de Cultura Popular no domingo (5/10).

Os participantes desta maratona de reflexão, análise crítica e síntese de propostas irão apresentar suas contribuições na III Conferência Nacional de Cultura, que acontece em novembro, em Brasília.

O SESC Itaquera fica na Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera - São Paulo, Telefone:(11) 2523-9200 

(Fotos: Roniel Felipe)