Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/12/2010 às 13:37

Encontro no Japão discute padrão nipo-brasileiro de TV Digital

Escrito por: Renata Maia
Fonte: Ministério das Comunicações

Brasília - O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, e o assessor Flávio Lenz estão em Tóquio para participar da VII Reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão de TV Digital. Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema nipo-brasileiro de TV Digital, o ISDB-T, essas reuniões acontecem periodicamente em países que adotaram o padrão. A última aconteceu em 2009, no Peru.

Na pauta do encontro, estão assuntos relacionados à evolução do sistema, tais como a necessidade de formação de recursos humanos em diversas áreas, a divulgação internacional do ISDB-T e questões referentes à propriedade intelectual.

Além do Brasil e Japão, nove países já decidiram pelo padrão nipo-brasileiro de TV Digital: Argentina, Chile, Venezuela, Bolívia, Costa Rica, Paraguai, Peru, Equador e Filipinas. Na continente africano, Angola, Moçambique e Botsuana também já demonstraram interesse em adotar o padrão nipo-brasileiro.

Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a TV Digital completa três anos de funcionamento desde a inauguração do sinal digital em São Paulo, em 2007.