Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/12/2015 às 12:59

Entidades enviam petição ao presidente turco por libertação de jornalistas

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalistas estão presos desde o fim de novembro

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Associação dos Jornalistas Turcos (TGC) apresentaram na última terça-feira (1/12) uma petição que exige a libertação dos jornalistas Can Dundar, editor-chefe do jornal pró-oposição Cumhuriyet, e Erdem Gul, chefe do Ankara, presos desde o último dia 26 de novembro sob acusações de espionagem e filiação terrorista. 
 
Segundo o Cihan, a petição, que já conta com o apoio de outras 13 entidades jornalísticas e intelectuais da comunicação como Noam Chomsky, foi encaminhada diretamente ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. 
 
Além de ressaltar o trabalho feito pelos jornalistas, que denunciaram o fornecimento de armas da Organização Nacional de Inteligência (MIT) da Turquia a grupos islâmicos na Síria, a petição também pede uma mudança na atitude do presidente em relação à imprensa do país. 
 
"Em primeiro lugar, como primeiro-ministro e agora como presidente, Recep Tayyip Erdogan vem travando uma repressão metódica sobre a mídia na Turquia, de forma cada vez mais feroz em nome do combate ao terrorismo e da defesa do estado. As prisões, ameaças e intimidações promovidas pelo regime de Erdogan são indignas de uma democracia".