Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

08/05/2012 às 10:20

Equipe de Pernambuco vence competição tecnológica organizada pela Microsoft

Escrito por: Redação
Fonte: Correio Braziliense Online

A reunião da tecnologia com boas ideias pode auxiliar resolver algumas questões que assolam o planeta. A prova está na 10ª edição do Imagine Cup, a Copa do Mundo de Computação promovida pela Microsoft. O tema dessa edição foi baseado nas oito metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A final nacional do evento ocorreu em Brasília, com cinco finalistas concorrendo na categoria desenvolvimento de software, a principal da competição. Os vencedores foram os pernambucanos da equipe Digital Mangue, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que vão representar o Brasil na etapa mundial do evento em Sydney, Austrália, em julho.

O grupo composto por Francinildo Kleyson, Hugo Rodrigues, Paulo Feodrippe, Edmiel Leandro e Iury Luã, desenvolveu um sistema que faz o monitoramento de pacientes que estejam aguardando na fila de espera de clínicas de saúde em tempo real, por meio de um dispositivo de baixo custo, o FirstCare Device. Ele capta os sinais vitais da pessoa e envia as informações para o atendimento médico por meio de uma rede sem fio. O atendente também pode fotografar lesões e transmiti-las pelo celular para o sistema, que, por sua vez, transfere para a central de atendimento utilizando um QR Code.