Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/05/2006 às 08:48

Espectador do Cartoon vê 3h de TV por dia

Escrito por: Redação
Fonte: Tribuna da Imprensa

Eles são fascinados por tecnologia, discriminam quem não usa roupa de marca, rotulam como nerd um colega que use óculos e os únicos livros de que se lembram são da série "Harry Potter". Ah, e assistem a três horas de TV por dia. De maneira geral, este é o perfil de quem assiste ao canal pago Cartoon Network, em um estudo realizado no ano passado com cerca de 1,3 mil crianças via site (www.cartoonnetwork com.br) e durante um evento promovido pela marca, a Copa Toon.

O Cartoon Network tem uma audiência recorde de 30 milhões de page viewers. Os espectadores, com idade entre 7 e 15 anos, também participaram de pesquisa qualitativa. Elas tiveram de imaginar como seria o quarto ideal, o que levariam em uma viagem e o que diferenciava uma roupa "na moda" de uma roupa "de nerd" - geralmente os mais estudiosos e menos populares nas escolas.

Deu no que era esperado: as crianças estão viciadas em uma indústria de consumo amparada pela mídia audiovisual e um possível amigo só é interessante dependendo do que ele tem ou aparenta. O verbo mais conjugado por essa geração é comprar.

Existem, é claro, diferenças entre meninas e meninos: eles são apaixonados por tecnologia, desejam ter computador, TV de tela plana, I Pac, IPod e celular - quase 80% dessas crianças, pertencentes às classes A e B, possuem um aparelho. Gostam de esporte, jogos que podem ser baixados via celular, computador ou outros meios e raras vezes almoçam ou jantam com a família.

As meninas são mais interativas e estudiosas, mas, para elas, o protótipo da feia é a menina de cabelos curtos e lisos, que anda de bermuda e camiseta. Gente assim é tachada de "loser" (mau perdedor). Não foi à toa que a cantora Avril Lavigne mudou o figurino e está loiríssima.