Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/10/2013 às 19:42

Espionagem: 8 em cada 10 brasileiros conhecem denúncias e cobram investigação

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Uma pesquisa realizada pelo Senado em todo o Brasil indica que a grande maioria, 88,2%, dos brasileiros conhecem as denúncias de que os Estados Unidos espionam amplamente o mundo e, particularmente, o Brasil. Além disso, entendem que o país foi desrespeitado.

Segundo o mesmo levantamento, realizado entre 18 e 30 de setembro, 87,8% das pessoas que responderam à pesquisa afirmam que houve desrespeito, sentimento compartilhado independentemente de qualquer dos segmentos sociodemográficos como região, idade, sexo, escolaridade e renda. 

Desde junho, a imprensa mundial desvenda o quão abrangente é o aparato de espionagem norte-americana, a partir das publicações de informações e documentos revelados pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden.

O Brasil aparece como um dos alvos, seja pela interceptação de comunicações dos brasileiros em geral bem como de autoridades, como a própria presidenta, Dilma Rousseff. A Petrobras também foi alvo, alimentando as evidências de que a espionagem tem forte caráter econômico, apesar das justificativas de segurança.

A pesquisa do Senado, que ouviu 811 pessoas aleatoriamente em todas as unidades da federação, mostra também que a ampla maioria dos entrevistados, 85,2%, quer que as investigações sejam aprofundadas. Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 11/10, pela Secretaria de Transparência do Senado Federal.