Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/10/2013 às 15:23

Espionagem nos EUA é ameaça grave aos direitos

Escrito por: Redação
Fonte: Vermelho

A interceptação indiscriminada de dados realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) estadunidense contra pessoas inocentes é injustificável com argumentos de segurança e representa uma ameaça grave para as liberdades civis, segundo availia Alex

Abdo fez o comentário em artigo publicado pelo jornal The Washington Post, discorrendo sobre o trabalho da agência de espionagem estadunidense.

O Post publicou que a NSA intercepta milhares de listas de contatos de correio eletrônico particulares todos os dias, entre eles os do Yahoo, Gmail, Facebook e Hotmail, que funcionam através de vínculos mundiais de dados.

Isto é parte das operações para, supostamente, achar possíveis vínculos com terroristas e outras atividades criminosas, que essa agência tenta justificar alegando razões de segurança.

O jornal estadunidense assinalou que teve conhecimento destas atividades mediante relatórios secretos vazados pelo ex-analista de sistemas da NSA, Edward Snowden, os quais foram confirmados por autoridades da inteligência estadunidense.

A NSA analisa os contatos para rastrear relações e conexões entre vários objetivos estrangeiros de inteligência.

Em um dia normal durante o ano passado, a Fonte de Operações Especiais da agência recopilou mais de 440 mil listas de contatos de correio eletrônico, afirmou o Post. Isso corresponderia a uma taxa de mais de 250 milhões ao ano, agregou.

A agência de espionagem obtém as listas de contatos através de acordos secretos com as empresas de telecomunicações estrangeiras e outros serviços que controlam o tráfico pela internet, assegurou.

Durante a entrega de relatórios ao Post e ao jornal britânico The Guardian, Snowden revelou a existência de programas de espionagem que reúnem quantidades enormes de registros de chamadas telefônicas e dados em linha em nome da inteligência estrangeira, muitas vezes obtendo informação de cidadãos estadunidenses.

A obtenção de listas de contatos é ilegal nos Estados Unidos, segundo as leis do país, mas a NSA omite suas ações fazendo a interceptação em outros pontos de acesso no mundo.

Aí está a ilegalidade, segundo o advogado de ACLU, que estimou que as revelações confirmam que a NSA reúne informação estrangeira "para extrair uma quantidade extraordinária de dados sobre os estadunidenses comuns".

Fonte: Prensa Latina