Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/08/2016 às 14:49

EUA avisam que contrato com IANA termina em 1º de outubro

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

A Administração Nacional de Telecomunicações (NTIA) dos EUA vai deixar expirar em pouco mais de um mês o contrato que mantém sob a supervisão dos Estados Unidos as funções de endereçamento na internet, ou funções IANA, do inglês, para Autoridade de Atribuição de Nomes e Números. Simbolicamente, é a desvinculação da internet do governo americano.
 
“Na sexta, a ICANN informou a NTIA que completou ou vai completar todos os passos definidos pela proposta de transição até o fim do prazo do contrato. A NTIA revisou minuciosamente o relatório. Informamos à ICANN hoje que baseada nessa revisão e salvo impedimentos significativos, a NTIA pretende permitir que o contrato das funções IANA expire em 1º de outubro”, diz o comunicado divulgado nesta terça, 16/8.
 
Trata-se de concluir a privatização da internet, iniciada ainda no começo da década de 1990, com a transferência dos backbones para empresas como Sprint e Pacific Bell. Nas palavras do chefe da NTIA, Larry Strickling, “a transição da gestão da IANA representa o passo final no compromisso de longo prazo do governo americano, apoiado por três administrações, de privatizar o sistema de nomes de domínio da internet”.
 
Em grande medida, vai continuar tudo muito parecido como é hoje, visto o exercício prático da “gestão da IANA” ser tocado pela ICANN, que se já atende parcialmente o modelo multissetorial e deve aprofundá-lo com a proposta de transição – discutida ao longo dos dois últimos anos pela mesma comunidade envolvida e comprometida com o novo desenho.