Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/07/2014 às 15:30

EUA responde acusações de espionagem da Alemanha

Escrito por: Sugerido por Nonato Amorim, com informações da Deutsche Welle
Fonte: Jornal GGN

Jornal GGN - Depois da reação do governo de Angela Merkel ao escândalo de dois oficiais alemães que vendiam segredos para os Estados Unidos, a Casa Branca decidiu se pronunciar sobre a espionagem no Departamento Federal de Informações da Alemanha (BND). Em coletiva de imprensa realizada no último sábado (12), John Earnest, porta-voz da Casa Branca, disse que este tema deve ser discutido em conversas fechadas, e não publicamente."Todas as diferenças que nós temos são resolvidas de melhor forma por meio dos canais tradicionais disponíveis, não pela mídia", disse. Ele também afirmou que Obama e Merkel não entram em contato por telefone há mais de uma semana.

A revista alemã Der Spiegel afirma que o suposto espião não era supervisionado pela Embaixada dos EUA. De acordo com a publicação, agentes da CIA de Viena se encontraram com o homem da BND e teriam recebido documentos secretos em troca de pagamento.

Após o pronunciamento de Washington, Merkel voltou a criticar a Casa Branca. A chanceler afirmou que "nós queremos uma cooperação entre parceiros" e que isso inclui a não espionagem mútua. Ela espera que os EUA mudem sua conduta sobre a espionagem e também frisou que a cooperação alemã com os serviços de inteligência dos EUA não será rompida.