Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/08/2016 às 16:18

Europa decide nesta semana se Irlanda deve cobrar mais impostos da Apple

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A Comissão Europeia decide nesta semana se a Irlanda terá que cobrar impostos atrasados da Apple, por conta de condições tributárias favoráveis, notadamente aquelas acertadas nos anos de 1991 e 2007. 
 
Segundo indicam contas do mercado financeiro, a diferença pode chegar a quase 17 bilhões de euros, algo próximo dos R$ 60 bilhões – de acordo com projeções feitas pelo banco JPMorgan Chase a partir do que seria o pior cenário para a empresa americana. 
 
O governo da Irlanda, no entanto, espera que a diferença fique muito abaixo disso, na casa dos 100 milhões de euros – ou cerca de R$ 360 milhões em valores deste agosto de 2016, segundo reportagem publicada nesta segunda, 29/8, pelo Irish Times. 
 
As investigações foram abertas em 2014 e em indicação preliminar a Comissão Europeia entendeu que o acordo entre a Apple e o governo da Irlanda ofereceu condições impróprias para a fabricante de iPhones. No início deste ano, a CE voltou a pedir informações adicionais à Dublin sobre o acordo tributário. 
 
Em um movimento que começou ainda na década de 1980, a Apple instalou na cidade irlandesa de Cork a sua sede internacional – e por lá tributa os lucros fora dos Estados Unidos. A fatia é significativa, visto que dois terços do lucro da empresa são gerados fora dos EUA. 
 
* Com informações da Bloomberg e da Reuters