Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/03/2014 às 20:07

Ex-presidente americano troca e-mail por cartas para evitar espionagem

Escrito por: Redação
Fonte: Veja (Assinatura)

Em entrevista a programa da NBC, Jimmy Carter ironiza e diz que se comunica com líderes estrangeiros por meio de cartas escritas à máquina ou à mão

O ex-presidente americano Jimmy Carter disse neste domingo que prefere escrever cartas a enviar correios eletrônicos, por medo de ser espionado pelas agências de inteligência dos Estados Unidos.

"Tenho a sensação de que minhas comunicações pessoais podem ter sido vigiadas", comentou Carter no programa Meet the Press, da rede NBC News. "Quando vou me comunicar com um líder estrangeiro de forma privada, escrevo uma carta, à máquina ou à mão, e a envio pelo correio. Acho que se eu enviar um e-mail, ele será vigiado", contou, rindo, o ex-presidente democrata (1977-1981).

Questionado sobre a política do presidente americano em relação às práticas de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) e ao uso de drones (aviões não tripulados), Carter criticou o que chamou de "política extremamente desregulada e maltratada por nossas próprias agências de inteligência".

O presidente Barack Obama propôs em janeiro uma reforma dos programas da NSA, mas os projetos têm que ser validados pela agência e o Congresso antes de se tornarem efetivos.