Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/11/2015 às 16:01

Ex-técnico responsável por vazar à imprensa escândalo Swissleaks é preso na Suíça

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Delator do SwissLeaks foi preso por espionagem econômica

Hervé Falciani, ex-técnico de informática do banco HSBC e responsável pela divulgação à imprensa dos nomes envolvidos no caso "Swissleaks", que denunciou cerca de 120 mil contas escondidas em bancos da Suíça, num valor de cerca de R$ 673 bilhões, foi condenado nesta sexta-feira (27/11) pelo Tribunal Penal Federal suíço a cinco anos de prisão por "espionagem econômica". 
 
Segundo a AFP, o tribunal considerou que Falciani teria "roubado dezenas de milhares de documentos bancários de seu antigo empregador" e, por este motivo, o condenou por espionagem. O ex-técnico, no entanto, acabou absolvido pelo crime de "violação de sigilo comercial". 
 
"HSBC sempre sustentou que Hervé Falciani roubou informações confidenciais relativas a clientes do banco de uma maneira sistemática com o único objetivo de revender para fins de enriquecimento próprio. Os testemunhos mostram que as intenções de Hervé Falciani não era lançar advertências", comemorou o banco, em comunicado. 
 
Entenda o caso
 
Em fevereiro deste ano, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (Icij) divulgou a lista dos nomes envolvidos no caso Swissleaks, que denunciou crimes de evasão fiscal no banco HSBC. 
 
De acordo com Falcioni, responsável pelo vazamento das informações, mais 180 bilhões de dólares teriam transitado pelo banco entre 2005 e 2007. O ex-técnico ainda ressaltou que o dinheiro poderia ter sido utilizado para fraudar o fisco, lavar dinheiro sujo e financiar o terrorismo internacional. 
 
O jornal francês Le Monde foi o primeiro a ter acesso à lista dos nomes dos envolvidos. No Brasil, o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, e O Globo, foram os veículos responsáveis pela apuração dos nomes de pessoas que mantiveram contas na Suíça.
 
Entre alguns dos nomes divulgados pela imprensa figuram o rei Mohamed VI, de Marrocos, a triz Joan Collins, os pilotos Valentino Rossi e Fernando Alonso, o ator John Malkovich e o humorista francês Gad Elmaleh.