Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/07/2015 às 15:46

Facebook abre conversa online com operadoras para oferta do Internet.org

Escrito por: Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Enquanto festeja um ano de lançamento do Internet.org, o Facebook tenta conquistar novas operadoras parceiras para ir além dos 17 países onde a plataforma de acesso gratuito já está disponível. Nesse esforço, o site do Internet.org agora tem um espaço para conversas online com as empresas interessadas.
 
O maior apelo, no entanto, está na promessa de que o acesso gratuito é um chamariz que rapidamente leva à contratação de planos pagos de conexão móvel. “Internet.org traz novos usuários às redes móveis em média 50% mais rapidamente depois do lançamento de serviços básicos gratuitos, e mais da metade das pessoas que ficam online pelo Internet.org estão pagando por dados e acessando a internet nos primeiros 30 dias”, sustenta o Facebook.
 
À Reuters, o vice presidente de produtos do Internet.org Chris Daniels defendeu que “essa é uma verdadeira ferramenta de aquisição de clientes para operadoras móveis onde o benefício de oferecerem uma quantidade muito leve de dados grátis é trazer mais assinantes pagos para suas redes”. Segundo ele, 9 milhões de pessoas passaram a usar a plataforma nos 12 meses desde que foi lançada.
 
No Brasil, o Facebook está promovendo ‘hackatons’ para incentivar aplicativos nacionais a se adaptarem ao Internet.org – em essência, funcionando com uma “quantidade muito leve de dados” – mas ainda não há acordo com as operadoras móveis. Por aqui, a dúvida é se esse tipo de conexão gratuita – taxa zero, ou zero rating – na qual o acesso a certos conteúdos não consome da franquia de dados, será considerada legal com a regulamentação do Marco Civil da Internet.
 
* Com informações da Reuters