Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/09/2016 às 16:48

Facebook manda recado às teles: Não vamos competir na rede 5G

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Ao festejar a adesão de empresas asiáticas ao Telecom Infra Project, que apresentou em fevereiro deste ano, durante o GSM World, em Barcelona, o Facebook aproveitou o evento 5G Asia para tranquilizar as operadoras em geral que não pretende se tornar um competidor nos serviços de conectividade. 
 
“Estamos focados em eficiência e flexibilidade e repensando como implantar tecnologia existente. Claramente não é uma tarefa pequena e nenhuma empresa pode fazer sozinha. Sabemos por experiência que abertura e colaboração podem ajudar todos a mais rapidamente destravar novas eficiências”, disse o diretor de engenharia do Facebook, Subbu Subramanian. 
 
“Não queremos operar redes. Queremos que a tecnologia melhore o mais rápido possível. Estamos buscando 10 vezes mais eficiência, 10 vezes mais economia de custos, 10 vezes mais capacidade, e estamos fazendo isso trabalhando juntos. Queremos trabalhar juntos no TIP”, completou. 
 
O Telecom Infra Project (ou TIP), é uma iniciativa voltada  para levar infraestrutura de rede para áreas de menor poder aquisitivo e para colaborar com o desenvolvimento do 5G. E com grande foco em plataformas abertas, como a rede social instituiu na sua própria infraestrutura. Oficialmente a proposta do TIP é criar equipamentos que possam baixar os custos e possibilitar a construção de redes em locais distantes.
 
Quando lançada em fevereiro deste ano, a iniciativa já anunciava contar com parcerias da Deutsche Telekom, SK Telecom, Intel e Nokia. No 5G Asia, o Facebook inclui na lista Axiata, Globe Telecom, Indosat Ooredoo, MyRepublic e Vodafone.