Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/03/2016 às 13:10

Famoso jornalista desaparece após comentar carta que criticava presidente chinês

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalista deveria ter chegado a Hong Kong, mas desapareceu

O famoso jornalista chinês, Jia Jia, está desaparecido desde a última terça-feira (15/3) quando tentou tomar um avião rumo a Hong Kong. Amigos e familiares estão preocupados com a possibilidade de que ele esteja detido por autoridades do país em razão de uma carta que pedia a renúncia do presidente chinês, Xi Jinping.
 
Segundo EFE, o blogueiro Wang Wusi, amigo do jornalista desaparecido diz que "há a suspeita" de que o desaparecimento de Jia tenha relação com seu interesse por uma carta assinada anonimamente por "membros leais ao Partido Comunista" e que pedia a renúncia de Xi Jinping.
 
A carta chegou a ser postada no portal ligado ao governo Wujie News em 4 de março, mas foi tirada do ar logo depois. Ao ter conhecimento dela, Jia teria entrado em contato com o diretor-executivo do portal, Ouyang Hongliang
 
As autoridades encarregadas em censurar o conteúdo na internet na China  interrogaram Ouyang. Ele teria comentado que a primeira notícia que tinha recebido da carta tinha sido através de Jia, que logo depois também foi interrogado.
 
O jornalista estava em Pequim e viajaria rumo a Hong Kong, onde reside. Porém, ele não teria chegado ao local e não participou de uma conversa à qual estava previsto que participasse.