Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/10/2013 às 12:02

Feira Literária de Boqueirão, na PB, homenageia Vinicius de Moraes

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Evento tem oficinas, palestras, lançamentos e música.Centenário de nascimento do poeta é este ano.

A 4ª edição da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO) começa nesta quarta-feira (23) e homenageia este ano o centenário de nascimento do poeta, cantor e compositor Vinicius de Moraes. O tema central da feira, que acontece entre os dias 23 e 26 na cidade do Cariri paraibano, é a "Importância da Literatura na Infância". A abertura será hoje às 15h.

O evento conta com debates sobre as políticas públicas relacionadas à produção literária e à leitura. Haverá palestras, oficinas, mini-cursos, bate-papo com escritores, contação de histórias, lançamentos literários, teatro de fantoches, música em praça pública e outros. Toda a programação pode ser encontrada no site da FLIBO.

Este ano, as escolas municipais vão apresentar seus projetos na "Minha Escola na FLIBO", além de os alunos participarem das diversas atividades que acontecem durante a Feira. A FLIBO é realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES), e tem entre seus parceiros, a Prefeitura Municipal de Boqueirão, a Secretaria Municipal de Educação, a FUNESC e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A FLIBO começa às 15h com a "Marcha pela Literatura" nas principais ruas de Boqueirão. A concentração será na frente do Clube Municipal e segue com os alunos acompanhados pelas Bandas Marciais em direção a Praça da ABES. Às 19h, acontece na Tenda da Praça da ABES, a Solenidade de Abertura e, em seguida, a Conferência do poeta Sérgio de Castro Pinto, falando da relação entre a criança e o poeta na literatura infanto-Juvenil.

Para encerrar a noite, haverá uma apresentação da Filarmônica Nossa Sra. do Desterro e Tributo a Vinicius de Moraes, na voz de Kaline Bertino, à 21h. O DJ Sizak anima a "Balada Literária", novidade da FLIBO 2013 que terá uma vasta programação noturna, incluindo palestras, lançamentos literários, sarau poético e o "MPB na Praça".

Na quinta-feira (24) acontecem mini-curso, mesa redonda, oficinas e apresentação da cantora Aline Canêjo. Na sexta-feira (25), às 21h, haverá além desta programação o Sarau Poético "Amores de Vinicius", com o grupo Frente Trovadora, de Alagoa Grande (PB), Poebrás e convidados e, em seguida, às 22h, acontece o show da Banda Saramágua. Para encerrar a noite, a cantora Renata Arruda sobe ao palco.

No sábado (26), às 9h a programação conta com uma apresentação de cordelistas, repentistas e trios de forró. O evento será encerrado com show do Grupo de Tradições Folclóricas "Mulheres do Cangaço", a partir das 10h.