Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/11/2011 às 11:46

Fenaj mobilizada para votação da PEC no Senado

Escrito por: Redação
Fonte: Coletiva.net

Proposta pela volta da exigência de diploma no Jornalismo será votada nesta quarta-feira

A inclusão da PEC 33/09 na pauta do Senado para ser apreciada nesta quarta-feira, 16, levou a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a coordenação da campanha em defesa do diploma a convocar esforço concentrado dos sindicatos dos jornalistas, que foram convocados para nova marcha a Brasília nesta data. Também foi sugerida a realização de vigílias nos estados para acompanhamento da sessão do Senado.

Segundo a Fenaj, os esforços da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e do autor da PEC 33/09, senador Antônio Carlos Valadares, intensificados a partir da segunda quinzena de outubro, surtiram efeito. No dia 1º foi anunciada a inclusão da matéria na pauta do plenário do Senado para o dia 16. Por isto, dirigentes da entidade, dos sindicatos de jornalistas e da campanha em defesa do diploma ampliaram, nos últimos dias, as articulações pela aprovação da matéria.

No Requerimento 687/2010, encaminhado à Mesa Diretora do Senado em julho, 15 líderes de partidos solicitaram calendário especial para a tramitação da proposta. No entanto, como a matéria foi incluída na pauta da primeira sessão após o feriado de proclamação da República, ampliaram-se as preocupações com relação ao quórum.

Para que a PEC seja votada é preciso o quórum qualificado de 3/5 (49 senadores favoráveis). Antônio Paulo Santos, da Executiva da Fenaj, conta que dialogou com um consultor do Senado sobre a perspectiva de votação da PEC. “Este consultor me disse que já foi combinado entre Sarney e líderes dos partidos para fazer uma pauta grande no pós-feriado e votar uma boa quantidade de matérias nos dias 16 e 17”, revelou. “Temos que garantir, conversando com os senadores que nos apoiam, a presença de 49 votos ou mais favoráveis em plenário no dia 16. Entra aí a articulação da diretoria e dos sindicatos.”

Na reta final que antecede a votação da PEC 33/2009 no Senado, parlamentares têm sido contatados para reforçar o compromisso com a PEC 33/09. Também houve contato com os gabinetes dos três senadores catarinenses. As assessorias de Paulo Bauer (PSDB) e Casildo Maldaner (PMDB) confirmaram que ambos estarão em Brasília. A presença do senador Luiz Henrique (PMDB) é praticamente certa, inclusive em função dos debates sobre o projeto de novo Código Florestal, do qual o parlamentar é relator. Os três senadores já se posicionaram favoravelmente à PEC 33/09.