Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/09/2013 às 22:22

Festival do Rio é aberto no Odeon, em meio a protesto fora do cinema

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Amazônia Planeta Verde foi exibido na noite de gala do evento. Mostra internacional vai exibir cerca de 350 filmes de mais de 60 países.

A 15ª edição do Festival do Rio foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (26). Realizada no Cine Odeon, no Centro do Rio de Janeiro, em meio a um protesto de professores grevistas do lado de fora, a cerimônia de abertura da tradicional mostra internacional de cinema contou com a exibição do filme "Amazônia Planeta Verde", uma coprodução entre Brasil e França, dirigida por Thierry Ragobert. O filme é uma ecoaventura contada sob o ponto de vista de um macaco-prego criado por humanos que precisa aprender a viver na floresta.

Tendo Giovana Antonelli como mestre de cerimônias, o evento teve a presença de Marcelo Pedroso, representando a ministra da Cultura Marta Suplicy; de Manuel Rangel, presidente da Ancine; além de muitos artistas e convidados.

"Na medida em que a cidade se transformou, o nosso festival cresceu. É um momento de grande satisfação e tensão porque é o momento que vamos mostrar pra vocês o que fizemos esse ano. Eles só protestam na frente de uma coisa que deu certo. Então, o nosso cinema é importante. Essa noite é o resultado de um desafio", disse Ilda Santiago, diretora executiva festival, sobre a manifestação do lado de fora.

Protesto tem confusão

A chegada à festa foi marcada por um protesto de professores que estão em greve no Rio. Um grupo que participa da manifestação na Câmara Municipal do Rio, a cem metros do Odeon, hostilizou convidados e projetou palavras no banner usado para entrevistas, com as marcas de patrocinadores do festival. O protesto teve confusão e agressão entre PMs e ativistas, mas não estragou a noite de gala do cinema carioca.

350 filmes

Ao todo, o Festival do Rio 2013 vai exibir cerca de 350 filmes de mais de 60 países. Os filmes serão divididos pelas já conhecidas mostras (Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Terror e Midnight Música,Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente), além de três inéditas: Tec, Expectativa Vanguarda e Panorama Grandes Documentaristas.

O festival também fará uma retrospectiva especial ao diretor americano Paul Schrader, que estará no Rio para ser premiado pelo conjunto de sua obra. Por conta das celebrações do Ano da Alemanha no Brasil, o país será homenageado com as mostras Foco Alemanha e Escola de Berlim.

Festival do Rio

Compra antecipada: Central de Ingressos, no Espaço de Cinema (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), diariamente, das 10h às 22h; na internet: www.ingresso.com.br

Passaportes: R$ 180 (de 20) e R$ 400 (de 50).