Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/09/2013 às 09:21

Fora do Eixo e Mídia Ninja são temas de debate na Câmara

Escrito por: Com Agência Câmara
Fonte: Vermelho

A Comissão de Cultura da Câmara vai debater nesta terça-feira (17) o papel da mídia alternativa e a forma de atuação do Coletivo Fora do Eixo e da Mídia Ninja. A audiência pública, sugerida pela presidenta do colegiado, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), quer debater o modelo adotado pelo Coletivo.

Entrevista dada pelo criador do Fora do Eixo, Pablo Capilé, e o integrante da Mídia Ninja, Bruno Torturra, ao programa Roda Viva, em agosto, desencadeou uma série de polêmicas com relação ao modelo adotado pelo coletivo. Eles esperam, com a audiência, esclarecer a forma de funcionamento das duas organizações.

O objetivo é entender o funcionamento dessas duas mídias alternativas, abrindo espaço para o questionamento dos deputados e esclarecimentos sobre a atuação delas.

Criado em 2005, em Mato Grosso, o Fora do Eixo reúne hoje cerca de dois mil integrantes em todo o País. Os eventos culturais promovidos pelo coletivo são financiados por editais do governo ou de empresas estatais e privadas, e também por colaboração dos participantes.

Já a Mídia Ninja ganhou visibilidade com as manifestações populares iniciadas em junho. O modelo de jornalismo proposto pelo grupo é simples, sem texto, nem edição: por meio de celulares, os repórteres ninjas transmitem imagens dos acontecimentos em tempo real.

Além de Capilé e Torturra, foi convidada para o debate a diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara