Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/09/2013 às 13:20

Funcultura aprova 288 projetos nesta ediçao. Área de música lidera ranking de aprovados

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Commércio (PE)

Resultado dos aprovados foi anunciado da manha desta sexta, no Teatro do Arraial. Músicos e produtores estavam presentes no anúncio.

Os aprovados do edital 2012/2013 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) - que completa uma década neste ano - foram divulgados na manhã desta sexta-feira (13).  No total, foram 1.664 inscritos que passaram por uma malha fina até chegar ao resultado final de 288 aprovados, subdividados nas 13 áreas contempladas.

O secretário de cultura do estado, Fernando Duarte,  iniciou sua apresentação justificando com as duas preocupações centrais do órgão em relação ao Funcultura. "A execução do edital e o fato dele acontecer junto à regionalização do mesmo é o que nos preocupa mais. Temos que saber fazer umas análise crítica do Funcultura, o que ainda não conseguimos", disse. Duarte ressaltou ainda a clareza que a Fundarpe já atingiu em relação ao audiovisual, mas destacou que as outras áreas precisam de mais pesquisa por parte do órgão.

"O processo de seleção é pesado e demorado. Entre 2007 e 2013, tivemos 1.873 projetos contemplados e um investimento de R$ 142, 1 bilhões", complementou o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. 

Música foi a área que mais aprovou projetos, com 36 de linha geral, três de pesquisa cultural e quatro de formação e capacitação.Dança teve 18 projetos em linha geral e mais oito em pesquisa cultural e sete de formação e capacitação); circo, cinco de linha geral, um de pesquisa e três de formação e capacitação; ópera teve um projeto aprovado e outro de formação; a área de teatro foi contemplada com 18 projetos de linha geral, quatro de pesquisa e três de capacitação; literatura teve 28 aprovados (25 de linha geral e três de formação); fotografia foram 20 projetos, entre linh ageral, pesquisa e capacitação; artes plásticas, gráficas e congêneres aprovaram 20 projetos de linha geralm tr~es de pesquisa e nove de formação e capacitação; cultura popular 34 projetos no total; artesanato foram 15; patrimônio, 29, artes integradas, 10 e gastronomia aprovou 9 projetos.

A lista dos aprovados pode ser consultada no site da Fundarpe.