Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/01/2006 às 08:31

Futricas e desventuras de ‘Jerry Potter’

Escrito por: Redação
Fonte: O Globo/Restrito

Nasúltimas duas semanas, parte dos fãs da obra de J.K. Rowling tiraram Voldemort, o vilão das aventuras de Harry Potter, do posto de inimigo público número 1. Em seu lugar, pasmem: a editora Rocco.

Tudo por conta de problemas no mais recente episódio da série, “O enigma do Príncipe”, que, a despeito de toda a grita, continua encarrapitado no topo da lista de infanto-juvenis mais vendidos.

As alegações são extensas e vêm com o tom de mágoa próprio dos traídos. “O livro me deixou extremamente decepcionado”, diz um dos muitos fãs que escreveram para o seção de defesa do consumidor do GLOBO. “Existem milhares de assinaturas em abaixo-assinados”, exagera, em outro momento.

Há capas cujas letras douradas desaparecem, páginas enrugadas, miolos que se soltam, impressão borrada em certas partes e desbotada em outras, além de tropeços de revisão, como nomes de personagens que mudam e traduções que não batem com os originais. Todos os reclamantes ouvidos pelo GLOBO possuíam exemplares impressos na Prol Editora Gráfica, responsável por parte da primeira tiragem de 350 mil livros no país, o que pode identificar a origem dos defeitos gráficos.

— Meu livro soltou a capa na primeira lida — revolta-se Rachel Bueno. — Colei a lombada com Super-Bonder e passei papel contact na capa. Só assim para o livro se segurar.

Outros se descabelam com a discrepância entre preço e qualidade, e reclamamda dificuldade de troca.

— Comprei a coleção completa no site Submarino. Disseram que só trocariam se eu pagasse o envio dos livros de volta a São Paulo — conta o carioca Gustavo Damasceno. — Desisti.

Mas o principal catalisador da bruxuleante fúria dos fãs estáali no finzinho da página 327: Harry trava um diálogo com seu colega Rony. Subitamente, como se tocado com uma vara de condão, vira Jerry por uma linha.

Fãs se articulam por meio da internet

Nas últimas semanas formou-se um intrépido exército potteriano. O centro nervoso da campanha é a comunidade Harry Potter Senior, no Orkut. Dezenas de pessoas — nenhuma criança, como diz o nome — criticam sem dó a editora, discutem abaixo-assinados, catam erros e criam comunidades-filhote como a “Editora Rocco = serviço porco”.

O editor Paulo Rocco tem,claro, outra visão do caso.

— Aprendemos a peneirar as observações relevantes e descartar as implicâncias dos sabichões de plantão. Não há menção a Jerry Potter, há a Jerry. É erro, mas óbvio, de digitação. Seria grave se ocorresse inúmeras vezes, gravíssimo se comprometesse a compreensão do texto. Não é o que acontece.

Mas alguns se irritam justo com o óbvio. “Como a editora não viu o nome do personagem principal errado?!?!?!”, esbraveja, com toda a pontuação que um e-mail permite, um fã que não quer o nome divulgado “por temer retaliações” na hora de trocar o livro.

Rocco afirma que os exemplares com problemas de acabamento podem ser trocados através do telefone 0800-216-789 e do e-mail harrypotter@rocco.com.br.