Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/10/2013 às 15:03

Futuro da Telecom Italia na América do Sul será decidido com novo plano de negócios

Escrito por: Redação
Fonte: O Globo Online

Problemas financeiros da operadora italiana levaram o Barclays e a BTIG a prever que a telecom vai vender a TIM no Brasil

O novo presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, apresentará um novo plano de negócios para a empresa em reunião do Conselho de Administração marcada para 7 de novembro, disse um representante sindical. Segundo a fonte, esse novo plano decidirá sobre o futuro das operações da Telecom Italia na América do Sul.

O representante sindical disse ainda que a cisão de rede da Telecom Italia dependerá de decisão de regulador e governo italianos.

Os problemas financeiros da Telecom Italia levaram o Barclays e a BTIG a prever que a telecom vai vender a TIM no Brasil, alterando o equilíbrio no quinto maior mercado de wireless do mundo. Procurada, a operadora brasileira informou que não comenta assuntos relacionados à sua controladora.

A dissolução da segunda maior operadora do país, espalhando seus ativos e assinantes entre seus rivais, seria a opção mais viável, pois a Anatel não deve aprovar uma fusão completa da TIM com um único concorrente, afirmou o Barclays. Uma empresa de fora, como a Vodafone, também pode comprar uma participação ou a totalidade da TIM, disse Walt Piecyk, analista da BTIG, em Nova York.

De acordo com os analistas, uma divisão da TIM seria motivo de comemoração para as outras operadoras do país, pois a remoção de um concorrente iria aliviar a pressão sobre a concorrência de preços.

A Telecom Italia precisa reduzir suas dívidas em pelo menos ? 2,2 bilhões (US$ 3 bilhões) e levantar ? 7,3 bilhões este ano para evitar um rebaixamento de crédito para o nível "junk", afirmou o Barclays.