Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/10/2013 às 12:00

Ganhadores do Jabuti

Escrito por: Redação
Fonte: Correio Braziliense

Ganhadores do Jabuti

Foram anunciados ontem os vencedores do Prêmio Jabuti 2013, maior distinção entregue a obras inéditas publicadas no Brasil. Cada uma das 27 categorias definidas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) reconhece três trabalhos, totalizando 81 premiações. No dia 13 de novembro, a CBL anunciará os livros do ano de ficção e não ficção da 55ª edição do Jabuti, criado em 1958.

Entre os romances, o vencedor de 2013 é O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira. A melhor publicação na categoria poesia é A voz do ventríloquo, de Ademir Assunção. Na área de não ficção, Marighella, de Mário Magalhães, venceu na categoria de melhor biografia. O melhor livro de reportagem é As duas guerras de Vlado Herzog, de Audálio Dantas.

A novidade da edição deste ano foi a categoria Melhor Tradução de Obra de Ficção Alemão-Português, criada em função do ano da Alemanha no Brasil e da homenagem que o país recebeu na Feira de Frankfurt. Foi premiada a obra Retrato da mãe quando jovem, de Friedricj Christian Delius, traduzida por Luis Krausz.