Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/01/2014 às 11:00

Google cria projeto para implementar Android em carros de Audi, GM, Honda e Hyundai

Escrito por: Redação
Fonte: Folha Online

O Google lançou nesta segunda-feira (6) uma parceria com a fabricante de chips Nvidia e as automotivas Audi, GM, Honda e Hyundai para, a partir do fim deste ano, começar a embutir em carros seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android.

O projeto, intitulado Open Automotive Alliance (aliança automotiva aberta), prevê que o software da gigante de buscas seja adaptado de maneira específica para automóveis a fim de "tornar a tecnologia dos carros mais segura e mais intuitiva para todos."

"Milhões de pessoas estão familiarizadas com o Android e o usam todos os dias", disse Sundar Pichai, responsável por Android, Chrome e aplicativos no Google, por meio de comunicado. "Levar a plataforma Android para o setor automotivo permitirá que parceiros integrem mais facilmente tecnologia móvel nos veículos e oferecer uma experiência familiar e sem obstáculos para que (os motoristas) se concentrem na estrada."

O Google não divulgou que tipo de aplicativos ou serviços ficariam disponíveis por meio do Android para carros, mas disse que haverá integração entre dispositivos, como celulares e tablets também com o sistema. "Estamos desenvolvendo funcionalidades que permitirão que o próprio carro se torne um dispositivo Android conectado."

Os primeiros parceiros foram eleitos por "compartilhar a mesma visão em relação ao carro conectado", mas o Google estendeu o convite para "outras companhias de tecnologia automotiva."

Mais informações sobre a aliança devem ser divulgadas durante a feira CES (Consumer Electronics Show), que será aberta ao público nesta terça (7) e vai até a sexta (10).

A Apple e a Microsoft também têm parcerias com fabricantes de automóveis para embutir suas tecnologias em carros. A própria GM tem uma parceria com a Apple para integrar aplicativos de iOS (sistema do iPhone e do iPad) a modelos do ano que vem (vídeo abaixo).

Vídeo