Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/11/2016 às 16:17

Google enfrenta Europa e nega práticas antitruste

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A Google apresentou sua defesa em um dos processos abertos pela Comissão Europeia para avaliar práticas anticompetitivas da empresa americana. No caso específico, a Google é acusada de usar seu domínio no mercado de buscas para prejudicar rivais no serviço de comparação de preços. 
 
À Europa, a gigante das buscas respondeu que o processo, que começou as apurações ainda em novembro de 2010, “erra nos fatos, no Direito e na economia”, e que trata-se de um processo que “interessa apenas um pequeno número de websites”.
 
“Continuamos confiantes que essas alegações carecem de evidências e erram nos fatos, no Direito e na economia. Os sinais evidentes de dinâmica competitiva em qualquer mercado são preços baixos, abundância de escolhas e inovação constante – e essa é uma ótima descrição das compras na internet atualmente”, alegou a Google. 
 
Segundo a CE, “a conclusão preliminar da investigação da Comissão iniciada em novembro de 2010 é que a Google dá sistematicamente um tratamento favorável ao seu serviço comparador de preços (atualmente denominado ‘Google shopping’) nas suas páginas de resultados, dando maior visibilidade ao Google shopping no ecrã. Desta forma, a Google pode orientar artificialmente o tráfego, desviando-o dos serviços comparadores de preços concorrentes e prejudicando a capacidade de estes competirem no mercado”.