Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/03/2010 às 15:26

Google testa busca na TV, diz jornal

Escrito por: Guilherme Pavarin
Fonte: INFO Online

SÃO PAULO – O Google está testando um serviço de buscas que permite os telespectadores pesquisarem por programas televisivos ou vídeos na internet, usando apenas um teclado em frente à TV.

O novo sistema, de acordo com o Wall Street Journal, é desenvolvido em parceria com a Dish Network, segunda maior provedora de TV a cabo dos Estados Unidos, e já está sendo avaliado por algumas famílias de funcionários do Google.

Para as companhias, o grande trunfo do serviço seria facilitar a pesquisa dos usuários por seus programas favoritos e também fazê-los descobrir quais conteúdos televisivos estão disponíveis na internet, como vídeos no YouTube, por exemplo.

Outra vantagem ao telespectador, diz a publicação americana, seria a possibilidade de criar uma programação personalizada de TV, selecionando todos os shows, jogos e atrações previamente pelo teclado. Uma espécie de “grade moldada pelas buscas”.

Por estar em fase inicial de testes (mesmo com o projeto ter sido iniciado em 2009), o complexo projeto de distribuição de conteúdo ainda deve demorar um tempo considerável para entrar no ar. Isso se deve, em especial, à dependência do Google em relação às emissoras, que precisam criar e alimentar um extenso catálogo de vídeos para fazer o sistema funcionar.

Quanto ao aspecto técnico, por outro lado, os acertos parecem caminhar mais rapidamente, visto que a Dish Networks usa o Android em seus conversores, facilitando a vida do Google.

Seria o início da aposentadoria dos controles remotos?