Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/04/2017 às 19:05

Google vai abrir Android a outros buscadores na Rússia

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

O órgão antitruste da Rússia anunciou nesta segunda, 17/4, ter chegado a um acordo com a Google para encerrar a investigação de práticas anticompetitivas relacionados ao Android. Além de pagar uma multa de 438 mil rublos, cerca de R$ 24 milhões, a Google vai flexibilizar algumas exigências relacionadas ao sistema operacional. 
 
Entre elas, a Google não vai mais exigir exclusividade ou prioridade de seus aplicativos em aparelhos com Android. Além disso, a empresa vai colocar uma opção no Chrome para que possam ser escolhidos outros buscadores, como o russo Yandex, autor original da queixa contra a gigante americana. Na prática, vai permitir que o Yandex firme acordos com fabricantes de aparelhos para que seu buscador seja colocado nos celulares. 
 
“Conseguimos encontrar um equilíbrio entre a necessidade de desenvolvimento do ecossistema Android e os interesses de terceiros desenvolvedores na promoção de suas aplicações móveis e serviços para aparelhos Android. A execução desse acordo terá um efeito positivo no mercado como um todo e dará aos desenvolvedores opções adicionais para a promoção de seus produtos”, festejou o chefe do Serviço Federal Antimonopólio da Rússia, Igor Artemiev.