Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/08/2016 às 16:23

Governo recebe ajuda dos EUA após mensagem do EI sobre o Brasil em rede social

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Após uma mensagem divulgada no início do mês passado por veículos jihadistas em português, o governo brasileiro passou a trabalhar em cooperação com agências policiais e serviços de inteligência dos Estados Unidos para identificar ameaças.
 
De acordo com o New York Times, a mensagem foi divulgada em 19 de julho, por meio de um canal do Telegram chamado "Inspirando os Crentes!". O texto dizia: "lobos solitários de todo o planeta podem se deslocar para o Brasil agora. Vistos e ingressos e viagens ao Brasil serão bem fáceis de obter in sha Allah".
 
O canal publicou 17 sugestões para possíveis ataques nas Olimpíadas, mencionando visitantes americanos, britânicos, franceses e israelenses como alvos. A mensagem sugeria ainda o uso de venenos e remédios ou o uso de drones de brinquedo com pequenos explosivos.
 
As informações foram repassadas pelo Intelligence Group, que monitora os canais de comunicação dos jihadistas. A iniciativa do canal ocorreu após a fundação de um novo grupo no Brasil, que declarou lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico (EI).
 
O Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado norte-americano, que controla os esforços de proteção a atletas fora do país, ampliou sua presença no Rio de Janeiro (RJ) há cerca de 18 meses.
 
Os Estados Unidos também ofereceram treinamento aos brasileiros e diversas autoridades, policiais e militares, viajaram ao país para participar de eventos como o Super Bowl e o torneio United States Open de golfe, para observar como a nação gerencia a segurança.