Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/01/2014 às 12:05

Grupo distribui livros e poesias para comunidade em Poços de Caldas, MG

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Movimento "Esquina" é formado por gestores culturais e promove ações. Intervenção aconteceu em evento de hip-hop no bairro Jd. São Paulo.

Com objetivo de popularizar a arte e a literatura, os integrantes do movimento 'Esquina', reuniram-se neste domingo (5) no 5º Hip-Hop Solidário no bairro Jardim São Paulo em Poços de Caldas (MG) para a distribuição de livros e poesias entre a comunidade. Pelo menos 200 cápsulas poéticas, com frases de autores da literatura marginal - e vivos - foram distribuídas, além de livros de poesia e infantis.

A ideia da intervenção surgiu após um curso de gestão cultural e desde dezembro de 2013 o grupo tem se reunido em bairros periféricos da cidade para a realização de ações que incluem, além da literatura, música, artes plásticas e teatro. Durante o domingo, os participantes do evento que ofereceu 17 atrações musicais e arrecadou alimentos para entidades beneficentes, puderam apreciar um varal com poesias, fotografias da própria comunidade e literatura.

Para Emerson Noronha, fotógrafo e integrante, a ideia das fotografias é fazer a comunidade se ver refletida por ela mesma. "Ao montarmos o varal com fotografias feitas naquele bairro, daquelas pessoas ou mesmo em outros eventos, tiramos a população do lugar de expectadora e a colocamos como protagonista. Eu fico emocionado ao ver a ânsia das pessoas por se verem retratadas e expostas ali, no nosso varal. É algo tão simples e ao mesmo tempo bem grandioso", comentou.

Uma das crianças, Jéssica dos Santos Ferreira, esteve no evento e quis interagir. "Eu quis fazer uma poesia minha e colocar no varal. Vão levar ela para outros lugares e as pessoas vão poder ler o que eu também escrevi", disse a garota, que também fez questão de usar o megafone do grupo para declamar poesias dos livros expostos.

A fala dela vai ao encontro do que idealizou o movimento 'Esquina', ao ser criado. "A intervenção no evento fez com reafirmássemos a nossa proposta, de trazer a cultura para a rua, nos transformando em agentes da sociedade, conscientes do nosso papel como cidadãos. A cultura agrega muito a todas as pessoas, independente da idade e surgimos para fortalecer isso", completou uma das integrantes, a pedagoga Kamila Poloniato.

Sobre o 'Esquina'
O movimento surgiu a partir de um curso de gestão cultural do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e realiza, pelo menos uma vez por mês, intervenções em regiões apontadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social como as de maior vulnerabilidade social.
Além das intervenções, o grupo leva também informações sobre cursos, concursos, escolas e ações de saúde do município às comunidades.

Serviço - A próxima ação do 'Esquina' acontecerá no dia 26 de janeiro (domingo) na Praça da Vila Cruz, em Poços de Caldas. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.esquinacultural.com