Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/11/2015 às 14:03

Grupos de direitos humanos pedem libertação de repórter durante reunião do G20

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Entidades apelam pela libertação de repórter da VICE na Turquia

Os chefes de Estado das maiores economias do mundo estiveram reunidos no último fim de semana na Turquia durante reunião do G20. Aproveitando a presença dos líderes políticos, grupos de direitos humanos pediram que o governo turco liberte Mohammed Rasool, jornalista da VICE, preso há 80 dias sob acusação de terrorismo. 
 
De acordo com o veículo, Kate Allen, diretora da Anistia Internacional, disse que "a Turquia não quer ser conhecida como um país onde os jornalistas são acusados ??de serem terroristas. E se querem reabilitar sua reputação internacional, devem começar por libertar Mohammed Rasool imediatamente."
 
Rasool, que já trabalhou como repórter para Associated Press e Al Jazeera, estava ajudando os colegas da VICE, Phil Pendlebury e Jake Hanrahan, no relatório sobre os confrontos entre o PKK e forças turcas no sudeste do país. 
 
Os três foram detidos pelas autoridades turcas em em 27 de agosto. Hanrahan e Pendlebury foram liberados depois de 11 dias, mas Rasool segue preso em uma prisão de segurança máxima.
 
A VICE aproveita a reunião dos líderes do G20 para levantar a questão sobre a liberdade de imprensa com presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
 
Jason Mojica, editor-chefe do veículo, também pediu que a Turquia retire as acusações de terrorismo contra Rasool. "Instamos o governo turco a se redimir e julgar o caso de Rasool, alegando que ele não tem nenhuma base na realidade. Quanto mais cedo o governo turco voltar a tratar os jornalistas como a parte mais importante de uma sociedade livre, mais cedo a Turquia retornará a uma posição de respeito no cenário mundial".