Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/04/2016 às 15:46

'Há desconhecimento e preconceito' sobre Israel na imprensa, avalia jornalista

Escrito por: Anderson Scardoelli
Fonte: Comunique-se

Há mais de duas décadas, o jornalista Mauro Wainstock tem se dedicado a divulgar notícias sobre Israel e o mundo judaico. Editor do site Alef News, ele comemora parceria para a missão, já que desde a primeira quinzena de abril o conteúdo produzido ganha espaço no blog de Rodrigo Constantino, economista com passagens pela Veja.com e pelo jornal O Globo.
 
À reportagem do Portal Comunique-se, Wainstock afirma que o principal de sua atividade é mostrar o “outro lado” do país do Oriente Médio. Na visão do jornalista, “há desconhecimento e preconceito” por parte da imprensa brasileira sobre o que acontece por lá. De acordo com ele, a parceria com o blog de Constantino auxilia a expandir o alcance de informações sobre a região.
 
Sobre o “outro lado”, o jornalista destaca a agenda positiva vinda dos lados do Mar Mediterrâneo, inclusive como parceiro brasileiro. “Israel produz muitos benefícios para o Brasil e para o mundo. São avanços tecnológicos, descobertas científicas, exemplos de solidariedade que, de forma geral, não são contempladas pela grande imprensa”, comenta. “Vou dar um exemplo: alguém sabe que Israel está construindo uma cidade inteligente no Ceará?”, questiona o comunicador.
 
Wainstock ressalta, ainda, que a ideia do projeto que comanda é fugir de temas relacionados à religião e à política local. “Queremos divulgar inovações, cultura, contribuições de Israel para a humanidade; enfim, notícias exclusivamente positivas e que possam ser realmente úteis para todos”, conta. De acordo com o jornalista, há mais de 17 milhões de pessoas no Brasil interessadas em receber conteúdo sobre judaísmo e Israel.
 
Rodrigo Constantino e novas parcerias
Sobre a parceria com ex-blogueiro da Veja, Mauro Wainstock explica que o contato com Rodrigo Constantino foi feito após uma viagem do economista a Israel e “externado suas impressões sobre o Estado Judeu”. Juntos, os dois “entenderam que era preciso desmistificar conceitos sobre o país, que normalmente é associado a guerras e conflitos”, salienta o diretor do Alef News, que avisa: “está aberto para outras parcerias que também possam agregar valor para o veículo e conhecimento para outros leitores”.