Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/08/2016 às 15:07

Hackers anunciam a venda de dados de empresa ligada à NSA

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Um grupo de hackers intitulado ‘Shadow Brokers’ sustenta ter copiado várias ferramentas de invasão online (malware, exploits, etc) e colocado em leilão na rede. O ataque foi contra o chamado ‘Equation Group’, equipe alegadamente associada à NSA americana. 
 
O anuncio foi feito via Tumblr e os arquivos colocados em outros repositórios, como o neozelandês Mega. “Quanto você pagaria pelas armas cibernéticas dos inimigos?”, dizia a mensagem no Tumblr, anunciando que algumas já estavam disponíveis gratuitamente mas que “os melhores arquivos seriam leiloados”. 
 
Segundo a fKapersky, o Equation Group está ativo há pelo menos duas décadas e “ultrapassa qualquer coisa conhecida em complexidade e sofisticação”. O vírus Stuxnet, que os EUA usaram para atacar usinas atômicas no Irã seria fruto desse grupo. 
 
Segundo os relatos da The Hacker News, “os documentos contém em sua maioria scripts de instalação, configurações para servidores ‘command-and-control’, e exploits supostamente designados a atingir roteadores e firewalls de fabricantes de equipamentos de rede americanos, como Cisco, Juniper e Fortinet. 
 
Já a Wired diz que “pesquisadores que baixaram parte do que foi postado pelo grupo diz que inclui dados intrigantes, como 300 MB de códigos que combinam com exploits realmente usados pela NSA”.