Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/08/2010 às 14:32

Harris inaugura fábrica de transmissores em Campinas

Escrito por: Fernando Lauterjung
Fonte: Tela Viva

Conforme anunciado há uma ano, a Harris está com sua fábrica de transmissores em funcionamento no Brasil. Embora esteja operante há mais de um mês, a planta foi oficialmente inaugurada nesta segunda, 23, em Campinas. A fabricação dos transmissores e seus componentes, inclusive as placas e os circuitos integrados, foi terceirizada para a Benchmark, que também é parceira da Harris em plantas na China e na Rússia. A Harris conta com uma equipe local para testar os equipamentos fabricados.

A planta tem capacidade de produção de 30 transmissores por mês, o que pode ser quadruplicado com o aumento de pessoal e de turnos. Além disso, conta com um laboratório para que os clientes possam testar seus equipamentos antes da instalação. Para isso a fabricante conta com autorização para transmissões de rádio em baixa potência dentro da fábrica.

Felipe Luna, diretor regional da Harris, afirmou a este noticiário que o plano de negócios foi desenhado pensando em abocanhar pelo menos 20% do mercado local de transmissores digitais. Entre geradoras e retransmissoras de televisão, o Brasil precisará de aproximadamente 10,5 mil transmissores digitais. "Além disso, queremos exportar para o mercado latino americano", diz Luna. Além do mercado dos países que adotaram o padrão ISDB-Tb, o mesmo usado no Brasil, a fabricante espera levar seus transmissores para aqueles países da região que adotaram outros padrões. Para isso, é usado o mesmo transmissor, com algumas mudanças no software.

Com a fábrica no Brasil a Harris conseguiu reduzir em aproximadamente 20% o custo de seus transmissores. Para isso foi necessário fabricar as placas localmente, evitando a incidência de imposto por importação. Nesta conta entram também os incentivos fiscais para e implantação de fábricas no país.

Além disso, com a fábrica local a Harris passa a contar com programas de financiamento do BNDES, como o ProTVD, para financiamento da digitalização das emissoras.