Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/12/2011 às 23:00

HBO compra filmes nacionais para cumprir nova legislação

Escrito por: Mariana Zylberkan
Fonte: Veja

Canal a cabo vai exibir longas como 'Carandiru' e 'Tropa de Elite' para cumprir legislação que entra em vigor em março. Regra obriga canais estrangeiros a exibir, no mínimo, três horas e meia de produção nacional

O canal HBO comprou os direitos de uma série de filmes nacionais, como Carandiru e Tropa de Elite, para se adequar à nova regulamentação da TV a cabo no país, que entra em vigor no mês de março. De acordo com a nova regra, os canais estrangeiros serão obrigados a reservar três horas e meia de sua programação semanal a produções nacionais. A intenção da Agência Nacional do Cinema (Ancine), orgão que vai regular o cumprimento da legislação, é estimular a produção audiovisual nacional.

Para 2012, estão previstas duas novas séries brasileiras. FDP, que ainda não tem data de estreia, vai retratar os bastidores do futebol sob a ótica de um árbitro, e Preamar, série sobre o processo de falência enfrentado por um empresário bem-sucedido. De acordo com Miguel Oliva, vice-presidente de relações públicas da HBO na América Latina, o cronograma de estreias no Brasil depende da definição da programação americana já que, por aqui, as séries só podem estrear após passadas duas semanas da primeira exibição nos Estados Unidos.

Em relação às produções americanas, devem estrear em 2012 três novos seriados: Girls, uma espécie de Sex and The City em que a realidade novaiorquina atual serve de pano de fundo para mostrar o cotidiano de três amigas; Luck, série estrelada pelo ator Dustin Hoffman sobre os bastidores das corridas de cavalos, e Veep, trama de humor com Julia Louis-Dreyfus, sobre uma ex-senadora que troca a política pelo mundo corporativo.