Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/01/2011 às 15:19

Hungria mudará polêmica lei de imprensa de acordo com decisão da UE

Escrito por: Redação*
Fonte: Folha de S. Paulo

O governo da Hungria mudará sua controvertida lei de imprensa se a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) decidir que ela é muito restritiva para o exercício do jornalismo, disse hoje em Budapeste, a capital húngara, o presidente do Executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso.

Barroso participou de uma reunião conjunta entre a Comissão e o governo húngaro para tratar sobre a agenda e as prioridades da Presidência da União Europeia (UE), posto que a Hungria assumiu no primeiro dia de janeiro.

"Mudaremos a lei se a Comissão, depois da revisão adequada do texto, determinar que em algum ponto não está de acordo com as exigências europeias", ressaltou Barroso.

"O princípio da liberdade de imprensa é sagrado na UE, assim como o do pluralismo da imprensa", acrescentou Barroso, destacando que, por enquanto, não começaram a revisar o texto.

Em qualquer caso, Barroso assegurou que "é importante que não tenhamos dúvidas que a Hungria é uma democracia", e que o país precisa de apoio para o êxito de sua Presidência semestral.

Por sua parte, Viktor Orbán, o primeiro-ministro húngaro, assegurou que o Executivo supervisionará a aplicação da lei nos meios de comunicação e, caso observe que a prática não funciona em algum aspecto, poderá ser modificada.

*da Agência Efe.