Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/11/2011 às 11:05

Iberescena

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

Presidente da Funarte participa, no Uruguai, da XI Reunião do Conselho do Fundo Intergovernamental

O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Antonio Grassi, participa, até 25 de novembro, da XI Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Iberescena, em Montevidéu, Uruguai. O programa, que distribui prêmios de até 32 mil euros para projetos de circo, dança e teatro, é aberto a criadores e produtores que residam nos países membros.

Este ano, o Brasil participa com 54 projetos nas quatro categorias: Apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; Criação de dramaturgia e coreografia; e Apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das artes cênicas.

Entre os objetivos do Iberescena estão o fomento à distribuição, circulação e promoção de entretenimento da América Latina, o incentivo às coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados e difusão de obras, e o apoio a espaços cênicos e festivais, priorizando produções regionais. Em 2011, o Brasil contribuiu com 150 mil dólares e, em 2010, com 102 mil dólares.

O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O fundo é formado por Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e, desde março deste ano, pelo Brasil.

Mais informações