Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/09/2012 às 15:20

Intel está criando nova tecnologia para aumentar a vida útil das baterias de PCs

Escrito por: Redação
Fonte: IDG Now

A Intel está pesquisando meios para ampliar a vida útil da bateria de PCs, fabricando dispositivos menores e permitindo comunicações “always on”.

O principal líder de tecnologia da Intel, Justin Rattner, apresentou redes e tecnologias de comunicação que podem melhorar a vida útil da bateria de PCs e até mesmo de tablets e smartphones.

Algumas das tecnologias mostradas durante a palestra no Intel Developer Forum foram projetadas para reduzir o stress nas CPUs. As pessoas querem que seus dispositivos estejam sempre ligados e disponíveis, mas a comunicação pode reduzir tremendamente a vida útil da bateria.

"Quando você olha para as tecnologias de mobilidade e wireless, começa a perceber que há um grande número de compensações. Uma dessas s é conveniência versus a vida da bateria", disse Rattner.

A Intel está integrando as rádios de comunicação dentro das CPUs e também está trabalhando em um chip de mesma categoria, que pode inteligentemente avaliar os pacotes de dados para garantir que apenas informações relevantes estejam sendo entregues aos dispositivos. As tecnologias reduzem o estresse da CPU, que por sua vez melhora a vida da bateria de PCs em uso ativo e inativo.

O chip de comunicação poderia economizar metade da energia consumida por CPUs, disse Charlie Tai, principal engenheiro da Intel Labs, durante sua apresentação. Isto pode ser especialmente útil com mais dados fluindo da nuvem para os dispositivos móveis. "Ainda é um protótipo, está melhorando a cada dia", disse Tai.

A nova tecnologia é uma melhoria de outra da Intel , chamada SmartConnect, que está disponível em ultrabooks atualmente. Bem como em smartphones e tablets, ela mantém feeds de importantes redes sociais e e-mails fluindo mesmo quando um aparelho está no modo inativo.