Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/12/2010 às 03:16

Interatividade pode se tornar obrigatória

Escrito por: Redação
Fonte: Folha de S. Paulo/portal-epcom-001

Passados três anos da primeira transmissão em sinal digital no país, o Brasil ainda não conta com novidades significativas, como a interatividade. Para tentar modificar o cenário, o governo pretende tornar obrigatória, até o primeiro semestre de 2011, a adoção do aplicativo Ginga (responsável pela interação com o conteúdo digital) nas TVs acima de 26 polegadas.

Uma vez tomada a decisão, as empresas que não fabricarem os televisores com o aplicativo não terão incentivos fiscais previstos pelo Processo Produtivo Básico.Quem já adquiriu uma TV com o conversor integrado, mas sem o Ginga, deve entrar em contato com o fabricante para saber se uma atualização é possível.

Também há a opção de comprar um conversor que já venha com Ginga para ter acesso a conteúdos de interatividade. Atualmente, as emissoras contam com interação em alguns programas.

Segundo o Fórum Brasileiro de TV Digital, a TV Globo oferece interatividade em duas de suas principais novelas, "Ti-ti-ti" e "Passione". A Record também tem o recurso na novela "Ribeirão do Tempo" e no programa "A Fazenda". A TV Bandeirantes oferece o recurso na tabela do Campeonato Brasileiro. A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) também começou a apostar na novidade, com serviços da Caixa e do INSS.

"Esse mercado está só começando e tem muito potencial", afirma Salustiano Fagundes, do Fórum Brasileiro de TV Digital. As propagandas brasileiras ainda não contam com o recurso da interatividade. De acordo com Fagundes, ainda está sendo discutido como será o modelo.