Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/10/2013 às 06:02

Investimento de Bill Gates é comemorado na Espanha

Escrito por: Redação
Fonte: Folha Online

Em um país que não cresce há dois anos e em que mais de um quarto da população está sem emprego, um investimento, ainda que pequeno, do homem mais rico do mundo é motivo de comemoração.

Foi o caso da Espanha ontem depois do anúncio que Bill Gates, fundador da Microsoft e US$ 75,1 bilhões de patrimônio, adquiriu uma fatia de 6% na construtora FCC por ? 113 milhões (cerca de (R$ 340 milhões).

Para José Manuel Soria, ministro da Indústria, o investimento do empresário demonstra que há um aumento de confiança e credibilidade na economia espanhola.

Nem Gates nem seus representantes comentaram o motivo do investimento na empresa, que renegocia com credores a ampliação do prazo de pagamento de uma dívida de ? 5 bilhões.

Porém, segundo a imprensa espanhola, a FCC fez uma série de "road shows" pelo mundo no início deste ano e foi um deles que surgiu o interesse de Gates.

O setor de construção foi um dos mais duramente atingidos pela recessão espanhola (são nove trimestres consecutivos de retração da economia e o desemprego está em 26%), depois que a bolha do setor imobiliário local estourou, cinco anos atrás.

Com a crise, várias dessas empresas tiveram que vender ativos e expandir investimentos no exterior (inclusive no Brasil), já que países vizinhos não vivem bom momento.