Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/03/2018 às 17:48

Jornalismo de imersão e realidade virtual são temas de debate em feira de inovação nos EUA

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O jornalismo foi tema de um dos debates mais concorridos da SXSW, uma das principais feiras de inovação do mundo, que está sendo realizada em Austin, nos Estados Unidos.  Tudo porque a jornalista Nonny de La Peña, considerada nos Estados Unidos como a madrinha da realidade virtual, era a atração.
 
Fundadora da Emblematic, empresa que usa a tecnologia para fazer a audiência “entrar” nas reportagens, a especialista falou sobre seu trabalho de jornalismo imersivo, que usa a realidade virtual para levar o leitor para lugares onde ele não teria acesso, como por exemplo a prisão americana de Guantanamo, no Caribe.
 
Seu primeiro trabalho de destaque, chamado “Hunger in Los Angeles”, (“Fome em Los Angeles”), mostra uma história ocorrida em uma fila para pessoas pobres conseguirem uma refeição. Na fila, um homem diabético tem um ataque causado por falta de glicose no sangue.
 
Assista ao video: https://youtu.be/jv1oQQhlARc
 
Nos anos seguintes, as reportagens da Emblematic abordaram questões como a guerra na Síria, violência doméstica, preconceitos contra a comunidade LGBT e a vida nos presídios americanos.
 
Em outro trabalho, mais recente, ela usou a tecnologia para ajudar o leitor a sentir o que estava acontecendo na Síria. "Com a realidade virtual, conseguimos colocar o leitor no meio da cena, possibilitando que ele possa ver a realidade seus próprios olhos. Não podemos mais separar as coisas. Precisamos do lado humano para criar a realidade virtual, e ela pode reforçar o engajamento das pessoas com os temas mais importantes", analisou.