Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/12/2015 às 14:09

Jornalista é detido por 'difamar' presidente da Turquia em artigo

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Texto do jornalista nem citava o presidente da Turquia

O jornalista Ertugrul Ozkok, do jornal Huriyet, foi detido por difamação após publicar um texto no qual supostamente critica o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, informou a agência de notícias local DPA.
 
Segundo a Deutsche Welle, o artigo de Ozkok foi publicado em setembro deste ano, mas não faz qualquer menção ao nome do político, que considerou o texto como uma crítica indireta. Se ele for declarado culpado, pode ser condenado a cinco anos e quatro meses de prisão.
 
A notícia sobre o repórter veio dois dias após outros dois profissionais de imprensa terem sido detidos por espionagem. A medida gerou preocupação pelo aumento da censura à mídia no país e centenas de pessoas protestaram nas ruas de Istambul.
 
Can Dündar e Erdem Gül, ambos do jornal de oposição turco Cumhuriyet, de Ancara, foram presos na noite da última quinta-feira (26/11) após divulgarem a entrega de armas do regime turco a islamitas na Síria.
 
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que nega apoiar militarmente os movimentos extremistas no combate ao regime de Bashar Al-Assad, apresentou pessoalmente um processo contra Dündar e prometeu que ele "não sairá salvo (...) e pagará um preço muito alto".