Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/02/2016 às 16:00

Jornalistas desafiam governo após lançar veículo independente no Vietnã

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Veículo criado por jornalistas independentes desafia mídia estatal no Vietnã

A Associação Vietnamita de Jornalistas Independentes, criada há quase dois anos, tem se mantido firme no propósito de desafiar o monopólio estatal da informação após criar o primeiro jornal digital não controlado pelo Partido Comunista.
 
De acordo com EFE, a iniciativa chamada "Vietnam Thoi Bao" tem rendido bons frutos, contando com mais de 130 membros e uma média de 70 mil leitores diários. Os fundadores estão satisfeitos com a evolução do trabalho e acreditam que ganharam força suficiente para promover o avanço da democracia.
 
O grupo responsável pela publicação é bastante heterogêneo, misturando comunistas desencantados, ativistas pró democracia, blogueiros e até um monge budista descontente com a falta de liberdade religiosa.
 
Em setembro do ano passado, houve uma tentativa frustada de também criar uma emissora de TV. A ação acabou com a prisão de seus seis fundadores.
 
Apesar das pressões internacionais, o Vietnã ocupa uma das últimas colocações — 175ª colocação— no ranking de liberdade de imprensa com 180 países elaborada pela ONG Repórteres Sem Fronteiras.
 
A Anistia Internacional diz que o Vietnã mantém 60 prisioneiros de consciência, entre eles blogueiros dissidentes.