Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/05/2016 às 16:12

Jornalistas espanhóis denunciam governo por manipulação e censura dos meios públicos

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Na última terça-feira (24/5), jornalistas da rádio e TV espanhola RTVE denunciaram a censura e manipulação do governo conservador de Mariano Rajoy.
 
Segundo a AFP, em comunicado, o comitê Intercentros, órgão que representa o conjunto de funcionários, ressaltou pretende "deixar público que os trabalhadores da RTVE podem fazer muito melhor, mas não os deixam".
 
A entidade lamentou a parcialidade do conteúdo informativo da RTVE, que demonstra apoio a um determinado partido e intenção de silenciar os protestos sociais e de cidadãos. Também criticou a censura, manipulação e "práticas ruins dos responsáveis pela edição da rádio, TV e páginas públicas".
 
"A RTVE tem deixado de ser a referência nos grandes acontecimentos informativos e especialmente nos processos eleitorais", questionam os funcionários diante da proximidade das eleições legislativas, que deve ocorrer em 26 de junho.
 
O clima de imposição política teve início em abril de 2012, quando o Partido Popular, de Rajoy, alterou uma lei que exigia votos de dois terços dos deputados para nomear o presidente da CRTVE. Com a medida, basta a maioria simples no segundo turno.