Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/11/2015 às 13:40

Jornalistas lançam livros que denunciam segredos e escândalos financeiros do Vaticano

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Emiliano Fittipaldi e Gianluigi Nuzzi revelam segredos do Vaticano em dois novos livros

Os jornalistas italianos Emiliano Fittipaldi, do jornal L'Espresso, e Gianluigi Nuzzi, do canal Mediaset, lançaram na última quinta-feira (5/11) livros que denunciam a corrupção de integrantes da Igreja Católica.
 
Em entrevista ao "Jornal Nacional", Nuzzi, autor de "Via Crucis", disse que no primeiro ano do pontificado, 60% das ofertas dos fiéis cobriram as despesas da cúria. Segundo ele, o papa ficou muito assustado com os desvios e afirmou que a resistência que o pontífice sofre dentro do Vaticano é muito maior do que imaginava.
 
Em sua obra recém-lançada, o jornalista denuncia ambições, irregularidades e a vida rica de cardeais em contraste com a escolha de simplicidade de Francisco, além de desvios de dinheiro da caridade.
 
Na última segunda-feira (2/11), o prelado espanhol Lucio Anjo Vallejo Balda, secretário da Prefeitura para os Assuntos Econômicos, foi preso por "roubo e divulgação de notícias e documentos confidenciais" para a imprensa.
 
A divulgação de dados relembra o vazamento de arquivos confidenciais denominado "Vatileaks", que marcou o fim do pontificado de Bento XVI, em 2012. A publicação dos documentos foi feita por Nuzzi.