Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/11/2015 às 13:15

Jornalistas são presos no Irã acusados de fazer 'propaganda contra o regime'

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalistas foram presos acusados de propaganda contra o regime

Os jornalistas Isa Saharkhiz e Ehsan Mazandarani foram presos por autoridades iranianas na última segunda-feira (2/11). Ambos são acusados de fazer "propaganda contra o regime", informou a agência de notícias Reuters.
 
Mehdi, filho do famoso repórter independente Saharkhiz, disse que o pai foi detido pela Guarda Revolucionária Islâmica, também sob a acusação de "insultar o Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei". 
 
A Guarda atua diretamente para Khamenei e não precisa dar satisfações ao governo. Ela opera junto com o judiciário conservador na luta contra aqueles que consideram uma ameaça à República Islâmica.
 
As prisões ocorreram após os poetas iranianos Fatameh Ekhtesari e Mehdi Mousavi e um cineasta Keywan Karimi serem condenados à prisão e a levar chicotadas no mês passado, acusados de "insultar santidades e fazer propaganda contra o Estado".
 
No último domingo (1/11), o Centro Americano PEN, organização que atua a favor de escritores perseguidos por causa de seu trabalho, encaminhou uma carta a Khamenei solicitando que torne sem efeito as condenações contra os poetas.